Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Início / Serviços / Serviço de Psicologia

Sobre o Serviço

O Serviço de Psicologia do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS) tem como objetivo atender a demanda de estágio para os estudantes da graduação em psicologia, propiciando aos alunos a prática necessária à formação profissional. As atividades formativas consistem em oferecer atendimento clínico para a comunidade de Vitória da Conquista. Os estagiários e os profissionais vinculados à clínica proporcionam os serviços de aconselhamento psicológico, avaliação psicológica, orientação profissional e psicoterapia para crianças, adolescentes e adultos na modalidade individual e grupal.

Neste espaço funciona também o ambulatório do Núcleo de Investigações Neuropsicológicas da Infância e da Adolescência (Neurônia), projeto permanente de extensão, sob a coordenação da Prof.ª Dr.ª Patrícia Martins de Freitas, que tem por objetivo atender crianças e adolescentes com transtornos do desenvolvimento, recebendo casos de paralisia cerebral, síndromes genéticas, autismo, TDAH, dislexia, discalculia e outros.

Plantão de Acolhimento Psicológico

O Serviço de Psicologia oferece, a partir do semestre letivo 2019.1, atendimento na modalidade de plantão psicológico à comunidade acadêmica da UFBA. O plantão psicológico é um modelo clínico que se propõe a atender quem busca cuidado em saúde mental, no momento imediato de sua procura. O objetivo é possibilitar espaço de acolhimento psicológico, com uma escuta qualificada, no momento em que o sujeito percebe a necessidade de suporte profissional em razão de uma crise ou outra situação pontual.

O plantão não é psicoterapia e nem se constitui como uma triagem para encaminhamento à psicoterapia. Os atendimentos são finalizados na mesma sessão, não tendo garantia de retorno.

Embora seja uma prestação de serviço fixa no semestre letivo 2023.2, antes de se deslocar para o IMS/ UFBA, recomenda-se verificar o site do IMS para se informar sobre eventuais cancelamentos de agenda por motivo de força maior.

Para participar do Plantão, não precisa de agendamento prévio. Os usuários serão atendidos por ordem de chegada. Se a demanda por atendimento exceder o turno, os usuários não contemplados serão encaminhados para o próximo plantão.

A servidora responsável pelos atendimentos é a Psicóloga Natiene Ramos CRP-03/16636. O plantão no semestre letivo de 2023.2 iniciará no dia 01/09/2023 e acontecerá toda sexta-feira na sala 208 do prédio de aulas.

Quem pode ser atendido no plantão:

Estudantes e Servidores da Universidade Federal da Bahia

Contato: (77) 3421-6258

Psicoterapia e Aconselhamento Psicológico

O Serviço de Psicologia disponibiliza atendimento psicológico para discentes na modalidade orientação/aconselhamento psicológico e psicoterapia breve. O serviço é prestado pelas duas psicólogas do setor (Fernanda David e Natiene Ramos). Em razão da ampla procura, a lista de espera é extensa, devendo procurar somente estudantes que de fato precisem de acompanhamento nessas modalidades. Para aqueles(as) interessados em inserir o nome na lista de espera, favor preencher o formulário abaixo.

Formulário para atendimento psicológico discente

ORÍ: Programa Institucional de Pesquisa, Acolhimento e Fortalecimento de Estudantes Negros e Quilombolas e indigenas do IMS-CAT/UFBA

O programa é um produto técnico decorrente do mestrado profissional de psicologia da saúde do IMS/UFBA. O mesmo foi estruturado pela psicóloga clínica e servidora técnica-administrativa Natiene Ramos, orientada pela professora doutora Suely Aires, do Instituto de Psicologia da UFBA.

O Orí possui como objetivo contribuir para a permanência universitária e a promoção de saúde mental de estudantes negros, quilombolas e indigenas na universidade, através da estruturação de um espaço institucional para o fortalecimento político, acadêmico e subjetivo dos estudantes.

Orí é uma palavra em Yorubá que significa cabeça. A mesma é compreendida como uma divindade individualizada que precisa ser cuidada para que o sujeito tenha um bom futuro. A nomeação do grupo com essa terminologia se propõe a reafirmar a importância da singularidade da vivência estudantil, assim como identificar barreiras e estruturar estratégias que visem atuar na permanência universitária e na promoção de saúde mental.

O ORÍ está estruturado a partir de quatro pontos:

Produção de estudos sobre a vivência universitária de estudantes quilombolas, negros e indígenas na universidade; Sensibilização do IMS-CAT/UFBA para a política de apoio à diversidade; Construção de espaços grupais de escuta, acolhimento e fortalecimento dos estudantes negros e quilombolas do IMS-CAT/UFBA; Estruturação de grupo de trabalho de enfrentamento ao racismo institucional na universidade; Atualmente, o Grupo de Estudo e Trabalho Interdisciplinar de Saúde da População Negra (GETISPN) é um projeto de extensão vinculado ao programa Orí.

Criado em 2019, o GETISPN é parte da extensão do campus Anísio Teixeira e visa discutir e ampliar questões de saúde, políticas públicas e qualidade de vida da população negra no Brasil, em especial, nos focos da psicologia. Coordenado pela Mestra Natiene Ramos, psicóloga do Serviço de Psicologia da UFBA/IMS. Em 2023.2, o grupo conta com a Coorientação da Psicóloga e mestranda do Programa de Pós Graduação em Psicologia da Saúde, Júlia Brito. O grupo é aberto para todas as áreas de saúde do campus, incluindo a pós-graduação.

Coordenação

Natiene Ramos Ferreira da Silva

Psicólogas

Fernanda David Vieira

Endereço

Rua Aloísio Lacerda, 07
Bairro Recreio
CEP: 45020-260

Contato

(77) 3429-2750
servicopsicologia@ufba.br