Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Início / Noticias / Equipe da UFBA-Conquista realiza atividade em parceria com Centro de Triagem de Animais Silvestres


Na última sexta-feira, dia 12, a UFBA, em colaboração com a equipe do CETAS de Vitória da Conquista, o Zoológico da Matinha em Itapetinga e o ICMBio, deu início à fase de aclimatação dos Jabutis que serão reintroduzidos na Floresta Nacional (Flona) Contendas do Sincorá. Estudantes tanto da graduação quanto da pós-graduação da UFBA, sob a orientação dos professores Ricardo Fraga e Marcio Borba,  e participação da professora Milena Soares e da técnica Janeide Muritiba", desempenharam um papel fundamental na preparação de um lote de animais da espécie jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) para a reintegração segura na natureza.
Os estudantes estiveram envolvidos em diversas etapas, incluindo a avaliação morfológica, sanitária e comportamental dos animais, realizadas tanto no CETAS de Vitória da Conquista quanto no Zoológico da Matinha, preparando os jabutis para a reintrodução. Nesta fase, os estudantes estão acompanhando os animais que ainda estão em cativeiro, agora em um recinto na Flona, atuando na aclimatação dos mesmos e avaliando a área de soltura.
Em fevereiro, está prevista a liberação dos animais, marcando o início de uma nova etapa do processo de reintrodução, que consiste no monitoramento desses animais em campanhas mensais ao longo de um ano e meio. O professor Ricardo destaca que "o envolvimento de estudantes em projetos de reintrodução de animais silvestres fortalece a formação acadêmica dos futuros profissionais biólogos. Essa participação direta em atividades de campo e pesquisa proporciona uma experiência prática única, permitindo a aplicação e aprimoramento dos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Contribui para o desenvolvimento de habilidades técnicas, a compreensão dos desafios reais enfrentados na conservação da biodiversidade e a conscientização sobre a importância da gestão sustentável dos ecossistemas. Além disso, promove o trabalho em equipe, a tomada de decisões baseada em evidências e a responsabilidade ética em relação ao manejo e bem-estar dos animais, preparando os estudantes para enfrentar os complexos desafios da conservação da vida selvagem em suas futuras carreiras como biólogos", explica.

Compartilhe: