Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Início / Noticias / Demanda de construção de hospital universitário para a UFBA-Conquista é pauta de reunião com EBSERH


 

O Diretor do Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Márcio Vasconcelos, participou nesta quarta, 28, ao lado do reitor da UFBA, Paulo Miguez, do vice-reitor, Penildon Silva Filho, de uma agenda na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), em Brasília, com uma comitiva parlamentar baiana, em defesa da construção de um hospital universitário no campus da UFBA da cidade.

A comitiva de parlamentares composta pelos deputados Waldenor Peireira, Lídice da Mata, Jorge Solla e Daniel Almeida, foram recebidos pelo presidente da EBSERH, Arthur Chioro.

Segundo o diretor Márcio Vasconcelos, a proposta de criação do Hospital Universitário - Macrorregião Sudoeste ligado ao Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT), é uma aspiração da comunidade regional. "O pleito do equipamento representa um Centro de formação de recursos humanos e de desenvolvimento de tecnologia para a área da saúde e que, para tanto, agregam a prestação de serviços e ações assistenciais à disposição do Sistema Único de Saúde (SUS)". Durante a reunião, o diretor do IMS-UFBA lembrou que Vitória da Conquista é a terceira cidade mais importante do estado, a população da região, segundo estimativa da SESAB, é na ordem de mais de 2, 5 milhões de pessoas”, disse. Na avaliação do diretor, o esforço conjunto se justifica pelo perfil epidemiológico do Estado, bem como porque há vários pedidos de unidades hospitalares no Brasil, sendo que o apoio político do governo do Estado será essencial.

Segundo estudo da Secretaria de Saúde da Bahia, a necessidade de implantação deste hospital, com 300 leitos, se justifica não só como hospital-escola para os estudantes da universidade, mas para atendimento das populações de Conquista e da região.

Após este encontro com Chioro, a comitiva vai agora se reunir com o ministro Rui Costa, da Casa Civil, para inclusão do novo hospital no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e, posteriormente, com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com a ministra da Saúde Nísia Trindade.

 

Compartilhe: