Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia - Campus Anísio Teixeira

Início / Eventos / Sextou: Exibição de Filme e Debate – Superação de estigmas e cuidado às pessoas com obesidade no SUS


No dia 08 de maio de 2025 às 16:30 no Auditório do Pavilhão de Aulas da UFBA - Conquista, o Coletivo Sextou IMS - Artes & Culturas, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e o ProfSaúde - Mestrado Profissional em Saúde da Família irão realizar uma Exibição de Filme e Debate. Será exibido o Minidocumentário Gordofobia e Estigma de Peso: Reconstruindo Narrativas e Práticas de Cuidado em Saúde, dirigido e criado por Carlos Franco, com roteiro de Poliana Cardoso Martins, Fernanda Rodrigues Oliveira Penaforte e Erika Cardoso Reis. Logo após a exibição teremos uma mesa de debates com convidados. Na oportunidade vamos poder ver e pensar sobre a qualificação dos profissionais de saúde, a fim de evitar atitudes e comportamentos negativos e discriminatórios no SUS. Desejamos que a comunidade da UFBA - Conquista se faça presente para uma escuta atenta voltada à desconstrução de estereótipos e o combate à gordofobia. Todos estão convidados para celebrar mais uma vez as artes e as culturas no IMS/CAT!

Gordofobia e Estigma de Peso: Reconstruindo Narrativas e Práticas de Cuidado em Saúde* (2025) Dirigido por Carlos Franco
Gênero: Documentário/Nacional
País: Brasil

Sinopse: O minidocumentário, produzido no âmbito do projeto “Estratégias para o Fortalecimento das Ações de Cuidado das Pessoas com Obesidade no SUS”, é uma iniciativa da CGAN do Ministério da Saúde em parceria com a OPAS/Brasil e universidades federais, como UFOP, UFBA e UFTM. Ele aborda a obesidade de forma ampla, destacando os impactos do estigma do peso e da gordofobia no acesso aos serviços de saúde e na vida das pessoas com corpos maiores. Com foco na sensibilização dos profissionais de saúde, o documentário propõe a construção de práticas de cuidado baseadas em evidências científicas, livres de preconceitos, e promove reflexões sobre a necessidade de um atendimento mais empático e acolhedor no SUS. Através de depoimentos e discussões, o material convida à desconstrução de estereótipos e à criação de uma nova narrativa sobre a obesidade, reforçando a urgência de combater a gordofobia e garantir um cuidado integral e respeitoso.

Compartilhe: