Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade e Permanência das Pessoa com Deficiência do IMS – GTAPPD
O grupo de trabalho sobre acessibilidade e permanência das pessoas com deficiência surgiu do interesse dos participantes do curso “Inclusão social e educacional das pessoas com deficiência: dos primórdios aos dias atuais” oferecido pelo NUCAP em outubro de 2019. Ao final do curso a maioria dos participantes sentiu a necessidade de criar um espaço/tempo onde pudessem discutir sobre a temática voltada às questões inerentes à promoção da acessibilidade e da permanência dos estudantes com deficiência no ensino superior.
Com a pandemia causada pela COVID 19, no início de 2020, as conversas sobre a sistematização do GT foram suspensas, mas com a implementação do Programa de Formação Pedagógica – PFPed, que tem entre seus objetivos subsidiar ações formativas e projetos de extensão a partir das demandas do IMS, as discussões foram retomadas no presente ano. Ações sobre a acessibilidade e permanência dos estudantes com deficiência vem sendo implementadas pela COAE e pelo NAPE, mas tanto a gestão quanto os técnicos, estudantes e docentes vem pleiteando um espaço tempo de maior interação para discussões e estudos que envolvem essa temática.
Nesse sentido, a equipe do PFPed convidou membros da COAE e do NAPE para juntos pensarem a criação de um GT de modo a oportunizar o fortalecimento de um espaço/tempo de formação, estudos e ações em prol dos estudantes com deficiência matriculados nos cursos do IMS. A primeira reunião ocorreu no dia 18 de fevereiro de 2021 onde foi apresentado um esboço da proposta de consolidação do grupo com os objetivos, as metas de médio e longo prazo para as futuras ações e atividades. Na reunião estavam presentes técnicos, docentes e discentes do IMS e representantes da comunidade de Vitória da Conquista. Dos presentes foram designados dois técnicos e uma estudante para compor a coordenação do GTAPPD.
São objetivos do GTAPPD:
- Sensibilizar a comunidade do IMS a respeito da importância de ambiente adequado para inclusão, acessibilidade e permanência dos estudantes com deficiência;
- Debater sobre a acessibilidade e permanência das pessoas com deficiência no ensino superior por meio de estudos das Leis, decretos e pesquisas sobre o tema;
- Fomentar, divulgar e praticar a filosofia da educação inclusiva no contexto do IMS;
- Organizar ações educativas e de extensão voltadas ao tema da acessibilidade na educação superior e inclusão escolar desde a educação básica: seminários, cursos, palestras e atividades diversas.
Função no GTAPPD
Coordenação: Delmo Anderson Pinto dos Santos
Vice-coordenação: Danúsia Cardoso Lago
Apoio PFPED: Maria Marta Silva
Representantes PFPed: Cleide Santos Lacerda
Monitora: Jéssica Sabrina Gonçalves Fernandes
Membros internos:
Agda Alves da Rocha
Cynthia Cardoso Viana
Fernanda Khouri Barreto
Kenia de Oliveira Bueno
Membros externos
Fabrício Santos Souza
Gilbéria Soares Martins
Janeísa Botelho Barros Benevides
Josemary da Guarda de Souza
Esperamos que a criação desse grupo possa fortalecer as discussões sobre acessibilidade e permanência dos estudantes com deficiência do IMS em parceria com a COAE, NAPE e PFPed.
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E-mail: gtappd@ufba.br
Instagram: @ims.acessibilidade
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