UFBA-Conquista tem sua primeira patente registrada

Publicado por em 3 de mai de 2013

Inovação e arte unidas na descoberta do novo, assim pode ser definido estudo realizado por grupo de pesquisa do IMS-UFBA. O desenvolvimento de uma nova fragrância que utiliza substâncias naturais e sintéticas, garantiu à UFBA-Conquista o depósito da sua primeira patente.

A AscomIMS conversou com o discente Ricardo Costa e seu orientador na pesquisa, o professor Mateus Freire Leite, que nos contou um pouco mais sobre a patente depositada junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), dizendo que este estudo representa o início dos trabalhos no desenvolvimento de fragrâncias e é parte de um estudo maior do grupo de pesquisa instalado no laboratório de farmacotécnica e cosmetologia da UFBA-Conquista, sendo esta nova fragrância única e de composição inovadora. Um feito que deverá contribuir positivamente para o desenvolvimento científico do campus e da comunidade local.

Segundo o docente, o estudo foi desenvolvido com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia – FAPESB. Participaram ainda, como colaboradores, os docentes Juliano Amaral, co-orientador da pesquisa, e Angélica Ferraz.

Ricardo Costa e seu orientador, professor Mateus Freire

O discente afirmou que ingressar no projeto foi um desafio, visto que enfrentou dificuldades no decorrer da pesquisa, sobretudo, relacionadas às matérias primas necessárias. Ainda segundo Ricardo, a fase de testes demandou bastante tempo e um grande esforço para se alcançar o resultado final. No entanto, o depósito dessa patente serve de estímulo para que outros discentes e pesquisadores se interessem pelo desenvolvimento de projetos semelhantes, gerando algum tipo de propriedade intelectual.

O nome fantasia do produto, Prelúdio, escolhido pelo discente, representa tanto o início dos seus estudos na área, dando continuidade a sua pesquisa no mestrado, como uma forma de apresentação para quem estiver utilizando a fragrância, já que a mesma permite a sua utilização em qualquer tipo de produto.

AscomIMS