Observatório de Saúde Urbana de Vitória da Conquista inicia pesquisa para avaliar a saúde dos funcionários da UFBA-Conquista

Publicado por em 25 de fev de 2016

Observatório de saúde urbana

A equipe do Observatório de Saúde Urbana de Vitória da Conquista convida a comunidade de funcionários do UFBA-Conquista (professores, técnicos e terceirizados) a participar do primeiro projeto de pesquisa desenvolvido pelo grupo, denominado “Análise de atividade física e condicionantes da saúde de funcionários do Instituto Multidisciplinar em Saúde (UFBA-Conquista)”.

logo OSUVC atividade fisicaPartindo-se do princípio que passamos a maior parte do tempo de nossas vidas nos nossos locais de trabalho, o grupo de pesquisadores pretende com esse projeto conhecer o perfil de atividade física e saúde dos funcionários da UFBA-Conquista, a fim de desenvolver e viabilizar estratégias de intervenção futuras e sustentáveis de prevenção e promoção da saúde no ambiente de trabalho.

A pesquisa será desenvolvida em três estágios:

1. Vocês serão abordados por discentes do projeto para realização de entrevista ou agendamento da mesma. O questionário contemplará informações referentes a dados sócio demográficos, prática de exercício físico, nutrição, trabalho e vizinhança, estresse, entre outras questões relacionadas ao tema da pesquisa;
  2. Após realização da entrevista os participantes terão sua pressão arterial aferida e em seguida será agendada a coleta de medidas corporais. Vocês poderão conhecer seu percentual de gordura corporal (através de um equipamento de bioimpedância), peso, altura, e circunferência da cintura. Os participantes também terão a oportunidade de se atualizar quanto aos seus níveis glicêmicos e de colesterol, após realização de coleta de sangue;
  3. A atividade física também será medida de forma objetiva com uso de acelerômetros.

A equipe que coordena o projeto afirma que toda informação coletada é CONFIDENCIAL e que os relatórios e resultados deste estudo serão apresentados sem nenhuma forma de identificação individual.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a coordenadora do projeto, professora Vanessa Bezerra, pelo e-mail vanessaenut@yahoo.com.br

Cordenação

Profª Vanessa Moraes Bezerra

Pesquisadores