Presídio Nilton Gonçalves ganha projeção nacional com projeto da UFBA

Publicado por em 26 de jan de 2012

Projeto coordenado pela Profa. Edilene Eunice Cavalcante Maioli conta com a participação dos alunos de Psicologia e Enfermagem do Instituto Multidisciplinar em Saúde.

No dia 13 de janeiro a Atividade Curricular em Comunidade (ACC) Cinema e Literatura como estratégias de ressocialização no Presídio Nilton Gonçalves em Vitória da Conquista teve cobertura de emissora da Rede Record local. Trata-se deprojeto coordenado pela Profa. Edilene Eunice Cavalcante Maioli que conta com a participação dos alunos de Psicologia e Enfermagem do Instituto Multidisciplinar em Saúde (IMS-UFBA), localizado no Campus Anísio Teixeira. O projeto é viabilizado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFBA e acontece há cerca de seis meses, tendo mudado a rotina dos detentos e detentas do presídio, o que mereceu a cobertura da televisão, com reportagem veiculada em rede nacional. São atividades de biblioterapia, que acontecem utilizando os “círculos de leitura” como recurso metodológico. Através do projeto, a biblioteca do presídio foi reativada e temas como Saúde, Educação, Direitos Humanos e Cidadania têm sido objeto de reflexão e análise. Para mais informações, a ACC mantém um blog aberto a comentários no endereço  http://acc-literaturanopresdionewtongonalves.blogspot.com.