Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia

Campus Anísio Teixeira

O Instituto

Instituto Multidisciplinar em Saúde, Campus Anísio Teixeira (IMS/CAT), Unidade de Ensino da Universidade Federal da Bahia (UFBA) está localizado no município de Vitória da Conquista, distante 582 quilômetros da cidade do Salvador, município sede da Universidade. O nome do campus foi escolhido para homenagear o escritor, educador e intelectual baiano, nascido em Caetité e que exerceu grande influência no cenário nacional da educação, em particular nas décadas de 1920 e 1930. A criação do Instituto foi parte de um projeto de interiorização da UFBA, o qual tinha dentre os seus objetivos principais: a ampliação da oferta de vagas no ensino superior público e a promoção da inclusão social de segmentos excluídos da educação superior. Foi criado em 18 de julho de 2005, por efeito da Resolução Nº 02 de 2005 do Conselho Universitário da UFBA, sendo regulamentado ainda pela Portaria Nº 813 do Ministério de Estado da Educação, publicado no DOU nº 165 de 27.08.2007. As suas atividades acadêmicas foram iniciadas em 23 de outubro de 2006, com o funcionamento de 3 cursos de graduação (Enfermagem, Nutrição e Farmácia), contando com 40 vagas iniciais cada. Quanto ao corpo funcional, as atividades foram iniciadas com 33 docentes e 28 técnico-administrativos.

Segundo o seu projeto de implantação, a criação e implantação do IMS/CAT justificaram-se por se tratar de um projeto que buscava consolidar na região do sudoeste baiano um polo de formação e capacitação de pessoas para o Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo responder, por um lado, à necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para o atendimento de demandas regionais e, por outro, à necessidade de formar quadros profissionais capacitados por meio de modelos e práticas pedagógicas inovadoras que contemplassem novos conceitos de formação com ênfase em abordagens multi e interdisciplinares.

No seu início, o IMS/CAT funcionou provisoriamente no Módulo I da Escola de Formação em Saúde da Família, situado na Av. Olívia Flores, pertencente à Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, espaço cedido provisoriamente à UFBA. As atividades acadêmicas foram todas concentradas neste módulo até o momento em que as aulas teóricas foram transferidas para o Colégio Politécnico Boock, situado na Avenida Braulino Santos, no bairro Candeias, por conta de uma nova entrada de alunos no semestre 2008.1. Assim, o IMS/CAT teve parte de suas atividades funcionando nesse espaço no período de março de 2008 até julho de 2008. A partir de setembro do mesmo ano, as atividades que estavam funcionando no Colégio Politécnico Boock passaram a funcionar no Pavilhão de Laboratórios do campus. A partir do segundo semestre de 2009, o Instituto passou a funcionar integralmente em sede própria, contando com uma estrutura de prédios que passaram a abrigar a estrutura administrativa e acadêmica do IMS, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, gabinetes de professores, salas técnicas, área de convivência, dentre outros.

Desde 2006, o IMS/CAT vem se consolidando institucionalmente enquanto estrutura universitária que tem atraído estudantes e profissionais interessados em fazer avançar a pesquisa científica, articulada a um ensino público de qualidade, aliado a atividades de extensão que aproximam a universidade da comunidade. O Instituto se projeta atento aos desafios que o ensino superior público está enfrentando e deverá enfrentar durante os próximos anos. As suas atividades estão sendo executadas visando o estabelecimento de um polo de educação superior pública federal, compromissado com o desenvolvimento da região, onde se destaca a sua vocação para a excelência científica. Constitui-se também enquanto espaço para o estímulo a iniciativas culturais e sociais que almejam constituir uma identidade do campus que busque valorizar o seu potencial de transformação, rumo à consolidação dos seus cursos e à futura criação de uma nova universidade.


Direção:

Orlando Sílvio Caires Neves

Vice-Direção:

Márcio Vasconcelos Oliveira

Substituto eventual da Vice-Direção:

Lucas Miranda Marques

Secretaria:

Patrícia Trindade Alves Santos

Contatos:

catims@ufba.br
3429 2709

Endereço:

Rua Rio de Contas, 58, Quadra 17, Lote 58
Bairro Candeias
CEP: 45.029-094
Vitória da Conquista – BA | Brasil
+55 77 34292709

Sistemas SISCAT