Início / Noticias / Segundo Curso de Capacitação para Manipuladores de Alimentos

Aconteceu na UFBA-Conquista, de 5 a 7 de junho de 2019, o segundo curso teórico/prático do projeto de extensão “Capacitação de manipuladores de alimentos: uma proposta prática e educativa na higiene e conservação de alimentos”. Neste módulo, o público alvo foram proprietários e trabalhadores de hamburguerias e trailers que funcionam no município de Vitória da Conquista-BA.

A iniciativa faz parte do grupo de pesquisa “Ciência dos Alimentos aplicada à Saúde”. Esta atividade integra o projeto de extensão coordenado pela Profa. Márcia Elena Zanuto, com a participação de docentes da área de Alimentos da UFBA, IFBA e UESB, bolsista (PIBIEX) e voluntário dos cursos de Farmácia e Nutrição, além da parceria com a Vigilância Sanitária do município.

A execução deste projeto em parceria com a Vigilância Sanitária (VISA), ter por objetivo promover à saúde estimulando a correta manipulação e conservação de alimentos, capacitando manipuladores de alimentos do comércio de Vitória da Conquista, enfatizando seu papel como ferramenta importante na prevenção de Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA’s, por meio de adoção de noções básicas de higiene pessoal e ambiental e conservação adequada dos alimentos, conscientizando sobre os riscos que a ausência destes cuidados pode repercutir sobre a saúde do consumidor.

Além disso, o projeto permite ampliar o vínculo entre comunidade e universidade, com impacto positivo na formação dos discentes pelo desenvolvimento de competências relacionadas à capacidade de comunicação, expressão e abordagem com a sociedade, formando um profissional interativo, crítico e comprometido com a segurança alimentar.

Participaram do curso 31 (trinta e um) manipuladores de alimentos de várias hamburguerias e trailers de diferentes localidades do município. O curso foi ministrado pelos alunos e estiveram presentes docentes do IFBA, da UFBA e representantes da VISA. O curso
envolveu aulas teórico-práticas, dinâmicas, discussões, exercícios e vídeos. Houve realização de análise microbiológica das mãos e dos celulares dos manipuladores, dinâmica sobre higienização de mãos e contaminação cruzada. A intervenção educacional implementada para os manipuladores de alimentos, permitiu envolvê-los no entendimento que são agentes importantes na promoção da saúde, contribuindo, desta forma, para melhoria da segurança alimentar e dos serviços de alimentação do município de Vitória da Conquista-BA, além de intervir na formação de estudantes reflexivos e comprometidos com a saúde da comunidade.