Lançado em Brasília livro sobre saúde da população negra

Publicado por em 28 de nov de 2012

Lançamento ocorreu durante abertura da mostra “Igualdade Racial no SUS é pra valer!”, instalada em túnel que liga duas unidades do Ministério da Saúde, em Brasília

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), o Ministério da Saúde inaugurou a exposição “Igualdade Racial no SUS é pra valer!”, com fotografias de servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), informações sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e outras ações positivas do governo federal nesta área. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; da secretária de Políticas Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ângela Maria da Silva; e do Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, o cantor Chico César, além de representantes do movimento negro.

Durante o evento foi lançada a segunda edição ampliada do livro “Saúde da População Negra”, fruto de uma parceria da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Ministério da Saúde e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O livro, organizado por Luís Eduardo Batista, Jurema Werneck e Fernanda Lopes, integra a Coleção “Negras e Negros: Pesquisas e Debates”, coordenada por Tânia Müller. A publicação traça, ao longo de 16 capítulos de vários autores, um painel sobre o direito à saúde e a questão racial como determinante social da saúde; seu objetivo é ampliar o acesso à informações sobre a temática da Saúde da População Negra e Enfrentamento ao Racismo na Saúde.

Destacamos na obra capitulo elaborado pela professora  do IMS-CAT/UFBA, Dra. Raquel Souzas em co-autoria com as alunas da enfermagem Olivia F. Pereira Marinho e Karla L. O. Melo.

Fonte: Agência Saúde – Ascom/MS