Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia

Campus Anísio Teixeira

Lançado em Brasília livro sobre saúde da população negra

Publicado por em 28 de nov de 2012

Lançamento ocorreu durante abertura da mostra “Igualdade Racial no SUS é pra valer!”, instalada em túnel que liga duas unidades do Ministério da Saúde, em Brasília

Para marcar o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta terça-feira (20), o Ministério da Saúde inaugurou a exposição “Igualdade Racial no SUS é pra valer!”, com fotografias de servidores do Sistema Único de Saúde (SUS), informações sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra e outras ações positivas do governo federal nesta área. O evento contou com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; da secretária de Políticas Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Ângela Maria da Silva; e do Secretário de Cultura do Estado da Paraíba, o cantor Chico César, além de representantes do movimento negro.

Durante o evento foi lançada a segunda edição ampliada do livro “Saúde da População Negra”, fruto de uma parceria da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN), Ministério da Saúde e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA). O livro, organizado por Luís Eduardo Batista, Jurema Werneck e Fernanda Lopes, integra a Coleção “Negras e Negros: Pesquisas e Debates”, coordenada por Tânia Müller. A publicação traça, ao longo de 16 capítulos de vários autores, um painel sobre o direito à saúde e a questão racial como determinante social da saúde; seu objetivo é ampliar o acesso à informações sobre a temática da Saúde da População Negra e Enfrentamento ao Racismo na Saúde.

Destacamos na obra capitulo elaborado pela professora  do IMS-CAT/UFBA, Dra. Raquel Souzas em co-autoria com as alunas da enfermagem Olivia F. Pereira Marinho e Karla L. O. Melo.

Fonte: Agência Saúde – Ascom/MS


Sistemas SISCAT