Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia

Campus Anísio Teixeira

Farmácia Escola

A Farmácia Escola do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia (IMS/UFBA) nasceu como um projeto de extensão que envolveu docentes do curso de Farmácia, direção do IMS/UFBA e a farmacêutica lotada no campus Anísio Teixeira no ano de 2012. Como campo de prática, foi utilizada a primeira Farmácia da Família do município de Vitória da Conquista, cedida pela Secretaria Municipal de Saúde para atividades do curso de Farmácia.

Em janeiro de 2016, a Prefeitura de Vitória da Conquista inaugurou a Farmácia da Família II, com apoio do IMS/UFBA e foi celebrado o convênio para que este serviço funcionasse como campo de prática para os discentes de Farmácia. A partir deste convênio, no âmbito da universidade, o serviço foi denominado Farmácia Escola do IMS/UFBA. Trata-se de uma estrutura totalmente otimizada para o ensino, com capacidade para atender 8000 pacientes/mês e para receber diariamente 20 estudantes de Farmácia de diferentes componentes curriculares, projetos de extensão e estágios. A área física inclui sala de aula com capacidade para 12 alunos, quatro consultórios para atendimento farmacêutico e seis guichês para dispensação de medicamentos. Todos os pacientes são cadastrados no Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica (Hórus), são atendidos de forma humanizada e recebem as devidas orientações sobre o uso racional de medicamentos no momento da dispensação.

Por fim, a implantação da Farmácia Escola do IMS/UFBA visa adequar o ensino ao disposto na Lei nº 13.021 de 2014 que dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas (BRASIL, 2014) e às mudanças anunciadas no Instrumento de Avaliação dos Cursos de Graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), onde está descrita a obrigatoriedade da estruturação da Farmácia Universitária para os cursos de Farmácia (BRASIL, 2015).

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Nota Técnica DAES/INEP nº 008/2015.

BRASIL. LEI Nº 13.021, DE 8 DE AGOSTO DE 2014.


Farmacêuticos

Priscila Ribeiro de Castro

Contatos

Email: priscilac@ufba.br

Sistemas SISCAT