Cursistas de dois colégios do município de Poções visitam a UFBA-Conquista

Publicado por em 26 de jul de 2017

Cursistas-visitam-laboratório

Aberta à comunidade, a UFBA-Conquista, ao longo dos seus 10 anos de existência, tem recebido a visita de inúmeros cursistas de diversas cidades da Bahia. Em setembro do ano passado, por exemplo, cerca de 300 estudantes de Barra da Choça, Poções, Barra da Estiva, Caetanos, Belo Campo, Condeúba e Cândido Sales tiveram a oportunidade de conhecer os espaços do Campus Anísio Teixeira.

Muitos deles foram atraídos pela qualidade da UFBA-Conquista e hoje já são alunos da instituição. O interesse dos estudantes cresce na medida em que conhecem mais de perto a estrutura do campus.

Na manhã dessa terça-feira (25), os visitantes da vez foram cerca de 90 estudantes e 4 professores de duas escolas de Poções: Colégio Estadual Dr. Roberto Santos e Colégio Estadual Isaías Alves. Os cursistas foram recepcionados pela Coordenadora Geral de Laboratórios, Lucimara Aparecida da Silva, por professores, por técnicos de laboratório e por alunos monitores da UFBA-Conquista.

Cursistas-visitam-laboratórios-da-UFBA-Conquista

Entre outras atividades, os cursistas receberam explicações sobre o funcionamento dos cursos e dos laboratórios da instituição e ainda tiraram dúvidas com os profissionais da unidade.

Professora-de-Colégio-de-PoçõesPara a professora Rita de Cássia Souza, do Colégio Dr. Roberto Santos, a fase de decidir que curso fazer é sempre marcada por muitas dúvidas, mesmo para aqueles que já têm uma noção de que carreira seguir. “Trouxemos os alunos aqui porque eles ficam muito indecisos nessa fase. Não sabem, na verdade, o que querem cursar. Com a visita, esperamos que eles possam ter uma visão do que é uma universidade, porque têm muitos alunos aqui que nunca saíram de Poções, e também para que possam ter um esclarecimento melhor sobre a vocação deles”, conta.

Professor-de-Colégio-de-Poções

Também professor do Colégio Roberto Santos, Fabrício Pereira pontua que a experiência de conhecer as dependências das universidades de perto é sempre muito significativa para os alunos. “É uma forma de os estudantes do ensino médio vivenciarem a universidade, conhecerem a sua estrutura, seu funcionamento, sua cultura, e de terem conhecimento do apoio que ela dá aos estudantes de baixa renda para que consigam permanecer na instituição”.

Gabriele-Pereira

A aluna Gabriele Pereira, do Colégio Isaías Alves, conta que a visita à UFBA-Conquista a fez repensar qual a área seguir. “Estava pensando em fazer Direito, mas, depois que conheci aqui a área da Enfermagem, fiquei com bastante dúvida quanto a isso”, revela.

A Coordenadora Geral de Laboratórios, Lucimara Aparecida da Silva, avalia que as visitas dos cursistas à UFBA-Conquista têm surtido efeitos positivos, já que, após a vinda ao campus, muitos estudantes tomaram decisões a respeito do curso a seguir. “Alguns chegam indecisos ou então sem saber muito bem sobre a forma de ingresso na universidade e quando saem já tem uma opinião formada”, relata.

Lucimara Aparecida ressalta que qualquer escola pública ou particular pode agendar uma visita à UFBA-Conquista. De acordo com ela, há toda uma equipe de professores, técnicos e alunos monitores disponível para recepcionar os estudantes e os professores das escolas.