Instituto Multidisciplinar em Saúde

Universidade Federal da Bahia

Campus Anísio Teixeira

Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI), Órgão Suplementar criado através de Resolução nº 03/09 do Conselho Universitário, é responsável pelo funcionamento sistêmico das bibliotecas da UFBA, a fim de oferecer suporte ao desenvolvimento da pesquisa, ensino e extensão. (www.sibi.ufba.br)

A Biblioteca Universitária Campus Anísio Teixeira é um órgão subordinado ao Sistema de Bibliotecas da UFBA criada em outubro de 2006 dentro do projeto de interiorização da UFBA. Atualmente atende ao Instituto Multidisciplinar em Saúde – IMS.
A Biblioteca tem a missão de atuar como instrumento de ação informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão, atendendo alunos, professores, pesquisadores, funcionários e comunidade em geral, promovendo a disseminação da informação e contribuindo para a formação de novos cenários na área de saúde.
A Biblioteca do Campus tem como finalidade prover informações para o desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, fornecendo o material bibliográfico adequado para uso do corpo docente, discente e técnico-administrativo, desenvolvendo nos usuários o hábito da leitura, a capacidade de pesquisa, o enriquecimento das experiências pessoais e culturais e também promovendo a cultura e o lazer.
O acervo da Biblioteca organizar-se-á no sentido de buscar a formação em obras que enfoquem assuntos gerais e específicos nas áreas de atuação de cada curso do Instituto.
A Biblioteca organizar-se-á de forma a atender as atividades meios, aquelas relativas aos processos de tratamento da informação, e, fins aquelas de atendimento ao usuário.

Embora seu público-alvo seja a comunidade da UFBA, a Biblioteca Universitária Campus Anísio Teixeira também atende à comunidade externa, proporcionando-lhe não só a consulta a seu acervo como os demais serviços, com exceção do empréstimo domiciliar e da normalização bibliográfica.

A Biblioteca funciona com sistema de empréstimos domiciliares e consultas in loco e está aberta para alunos, professores e funcionários técnico-administrativo, podendo ser utilizado também pela comunidade externa, dentro das possibilidades de atendimento. O prazo de empréstimo é de três dias, renovável por igual período (8 vezes), desde que a obra não tenha sido reservada por outro usuário. A consulta e o empréstimo estão especificados no Regulamento da Biblioteca. Para administrar a circulação dos itens do acervo possuímos o Sistema de Gerenciamento de Bibliotecas PERGAMUM, no qual é realizado todo o processo de Circulação (empréstimo e devolução) das publicações. A pesquisa, as renovações e as reservas podem ser feitas pelos usuários via web no endereço: http://www.pergamum.bib.ufba.br. Como somos uma das unidades de ensino da UFBA, o aluno tem acesso a todas as Bibliotecas que fazem parte do SIBI/UFBA.

Como utilizar o Catálogo on-line – Pergamum (passo a passo)

O Sistema de Bibliotecas tem como uma de suas finalidades a garantia de melhores serviços e produtos de suas bibliotecas. Para tanto, busca subsidiar a criação das Comissões de Biblioteca em cada Unidade/Órgão, constituídas por:

  • O Bibliotecário-chefe
  • Um professor representante de cada Curso de graduação
  • Um professor de cada curso de pós-graduação
  • Um aluno representante da graduação
  • Um aluno representante de cada curso de pós-graduação

A Comissão de Biblioteca tem como principais atribuições:

  • Proceder à seleção dos materiais bibliográficos e especiais que irão integrar o acervo da biblioteca
  • Analisar e buscar soluções para os problemas que afetam o desempenho da biblioteca
  • Examinar e aprovar os planos e projetos apresentados pelo bibliotecário-chefe
  • Participar da elaboração de projetos de construção ou reforma da Biblioteca
  • Verificar periodicamente, as estatísticas da Biblioteca para avaliação do seu desempenho, tanto no âmbito da Unidade, quanto na participação das atividades do Sistema de Biblioteca da UFBA
  • Discutir e aprovar o relatório Anual da Atividade da Biblioteca
  • Realizar outras atividades afins

Atualmente a Comissão da Biblioteca do Campus Anísio Teixeira está composta por:

Presidente:
Vice-Presidente:
Professores membros dos núcleos:
Professor da Pós-graduação:
Bibliotecária:
Discente da Graduação:


Composição

Bibliotecários
Marcos Aurélio R. da Silva
Cinthia Gabrielli Gil

Assistentes em administração
Fábio Silva Sousa

Recepção
Gilberto Dantas da Costa
Elisângela Brito Silva
Tatiana Oliveira dos Santos

Horário de Funcionamento

2ª a 6ª feira, das 7h às 19h
Obs.: O horário de empréstimo e devolução de exemplares poderá ser realizado após 15 minutos da abertura do acervo e até 15 minutos do encerramento das atividades

Contato

Telefone: 3429 2721
Email: bcat@ufba.br

Links

https://repositorio.ufba.br/ri/

 

Sistemas SISCAT