Ambulatório de Enfermagem vacina alunos viajantes

Publicado por em 24 de set de 2014

Enfermeira Juliana Oliveira e os professores Ivã Barbosa e Ricardo Evangelista

O Ambulatório de Enfermagem do IMS promoveu, na tarde da última terça-feira (23), uma vacinação especial para os alunos do curso de Ciências Biológicas que irão realizar nos próximos dias uma viagem de campo para as cidades de Porto Seguro, Coroa Vermelha, Mucugê e Barra do Choça. A ida dos alunos até os locais referidos faz parte das atividades desenvolvidas pelos professores Ricardo Evangelista, Márcio Borba, Ivã Barbosa e Andrea Karla nas disciplinas Biologia de Campo II, Ornitologia e Origens e Diversidade de Protoctistas.

_MG_4812Os estudantes receberam as doses da vacina contra a Febre Amarela e as doses das vacinas dT (proteção contra Difteria e Tétano) e Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola).  De acordo com a enfermeira do IMS responsável pela atividade, Juliana Oliveira, a vacinação para viajantes é muito importante principalmente para regiões rurais e de mata.

Na Bahia, as regiões oeste e extremo-sul, locais para os quais os alunos estarão viajando, são áreas de risco de transmissão da Febre Amarela, uma doença infecciosa causada por um tipo de vírus chamado flavivírus. “A vacina contra a Febre Amarela é preconizada pelo Ministério da Saúde, e quando as pessoas viajam para áreas endêmicas devem estar imunizadas”, explica Juliana.

Na ocasião, os alunos da disciplina Estágio Supervisionado, do curso de Enfermagem do IMS, realizaram prática de sala de vacina, sob a observação do professor Dr. Luís Rogério, que destacou a importância do momento na formação profissional dos futuros enfermeiros. “O desenvolvimento de habilidades, comportamentos e atitudes possibilita a análise crítica e reflexiva entre as interfaces do conhecimento teórico e prático. Quanto mais oportunidades aos alunos, mais capacitação profissional, técnica-científica na formação do futuro enfermeiro”, ressaltou.

Enfermeira Juliana Oliveira, professor Luís Rogério e alunos da disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Enfermagem

Para Juliana Oliveira, o Ambulatório de Enfermagem do IMS deve promover a interação entre teoria e prática, abrindo espaço das atividades inerentes à enfermagem como campo de assistência. “Poderemos em um futuro consolidar este espaço como campo de prática de estágio obrigatório da Enfermagem. Atividades como essa privilegiam a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, configurando como espaço formativo do estudante, ampliando sua formação, vivência e experiências”, destacou.

Vacinação de alunos viajantes

A enfermeira Juliana ressalta que a parceria com o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista tem sido fundamental para o sucesso das ações de vacinação. “A coordenadora Elba Sampaio está sempre solícita assim como a técnica de enfermagem, Núbia Celene. Nós do IMS só temos a agradecer esta parceria que está se consolidando em benefício da comunidade acadêmica.”