A saúde do servidor federal em xeque

Publicado por em 12 de abr de 2013

No ultimo dia 05 de abril foi realizada na UFBA/Conquista reunião com o representante do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o senhor Carlos Cezar Soares Batista, com a finalidade de apresentar à todos os servidores federais da cidade, proposta de implantação do programa de Políticas de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho do Servidor Público Federal – PASS.

Estiveram presentes, representantes dos órgãos federais atuantes no município, que deram o ponta pé inicial na discussão quanto a implantação de um serviço unificado de perícias em saúde para os servidores federais, o SIASS (Sistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor)

Durante o encontro foram apresentados dados referentes à saúde do funcionalismo público federal em âmbito nacional e regional, assim como as diretrizes para a implantação das políticas de saúde do PASS, as quais visam acompanhar os servidores desde o ingresso no serviço e atuação efetiva na promoção à saúde.

Carlos apresentou ainda toda a plataforma do SIASS, que é uma extensão do SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos), mostrando suas funcionalidades e as possibilidades de melhor acompanhamento da saúde dos servidores. Explicou também que as atribuições da equipe multifuncional que irá trabalhar nas perícias médicas já estão totalmente regulamentadas em um manual oficial estabelecido pela Portaria nº 791 de 22 de março de 2010.

Ao final da apresentação foram discutidas as necessidades e dificuldades para a implantação do módulo SIASS na cidade e qual a colaboração de cada órgão para viabilizar a ideia. O professor Orlando Caires, diretor do IMS/CAT -UFBA, expôs que a UFBA/Conquista está pronta para ajudar no que for preciso para a concretização da proposta e com disponibilidade de profissionais em praticamente todas as áreas. No entanto, a instituição não dispões em seu quadro funcional de um profissional médico, o qual já está sendo sondado em outros órgãos.

Com a implantação do SIASS na cidade, as perícias médicas e o acompanhamento da saúde do servidor passa a ser realizado localmente, dando um maior conforto para todos, além de otimizar as questões referentes à melhoria da qualidade de vida do servidor.

AscomIMS